terça-feira, 8 de julho de 2014

Um renovado desejo de ser família

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)
Foi recebido nestes dias o chamado Instrumentum Laboris (Documento de preparação) para a III Assembléia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que focalizará o tema: Os desafios pastorais da família no contexto da Evangelização. Foram muitas as respostas das Igrejas Particulares, e variadas as contribuições que perfazem e estruturam o texto de trabalho Sinodal.

O Instrumento de base para a preparação do Sínodo apresenta três partes. Na primeira com o título de Comunicar o Evangelho da Família hoje, se centra sobre a mensagem e o conteúdo da Revelação e do Ensino do Magistério sobre a família, trazendo os seguintes tópicos: o desígnio de Deus sobre o matrimônio e a família; Conhecimento e recepção da Sagrada Escritura e dos documentos da Igreja sobre o matrimônio e a família e o Evangelho e a lei natural.
Se consideram as razões das dificuldades na recepção da mensagem e se reflete a necessidade de mudar e passar da conceituação de lei natural para ordem da criação. A II Parte trata da Pastoral da Família face aos novos desafios, refletindo sobre os seguintes assuntos: a pastoral da família - as várias propostas em ação; os desafios pastorais da família; as situações pastorais difíceis.
Percebe-se a necessidade de uma melhor preparação para o matrimônio, se estudam possibilidades de resposta pastoral para as diversas situações de irregularidade (existem situações irregulares, não pessoas irregulares) ou dificuldade, trabalhando com um estilo aproximativo de diálogo, escuta e não julgamento.Finalmente, na III Parte denominada:
A abertura à vida e a responsabilidade educativa, que propõe e destaca os desafios pastorais acerca da abertura à vida e a Igreja e a Família diante do desafio educativo, se traçam estratégias para promover uma mentalidade aberta à vida e de como garantir uma educação cristã em situações familiares difíceis. Como podemos apreciar será muito rica a reflexão, debate e o discernimento pastoral da próxima Assembléia do Sínodo, que aguardamos com expectativa e muita esperança.
Deus seja louvado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário