quarta-feira, 16 de abril de 2014

Santa Bernadette Soubirous



Não prometo fazer-te feliz nesse mundo, mas sim no outro, disse Nossa Senhora em uma de suas aparições à jovem Bernadete na cidade de Lourdes

Horizonte,  (Zenit.orgFabiano Farias de Medeiros 

Bernadette nasceu no dia 7 de janeiro de 1844 na região de Lourdes na França, mais precisamente no moinho de Boly. Foi a filha mais velha de nove filhos do casal Francisco Soubirous e Luisa Castérot. Sua família era muito humilde e a região era assolada por uma grave crise financeira que findou por forçar a família a mudar-se para a cidade de Lourdes e lá habitarem nas antigas instalações de uma cadeia. Devido a miséria que viviam Bernadete contraiu asma e cólera vindo a ficar muito debilitada fisicamente.
Em 11 de fevereiro de 1858, Bernadete, sua irmã e uma amiga foram até a gruta de Massabielle próximo à margem do rio Gave para apanharem lenha e Bernadette contemplou a aparição de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Estas aparições de sucederam e Bernadette agora acompanhada dos pais e de muitas outras pessoas que foram aderindo à motivação da jovem assistiam-na conversar e receber instruções da Virgem Maria na gruta. Foram 18 visões entre o período de Fevereiro a Julho de 1858.
As aparições foram muito questionadas e reprimidas pelas autoridades civis e religiosas da época. Bernadette foi submetida à diversos interrogatórios e ameaças mas não vacilou em sua convicção acerca das aparições. Foi defendida pelo Pe. Dominique que afirmou que a jovem não poderia ter conhecimento acerca do Dogma da Imaculada Conceição aprovado em 1854 pelo Papa Pio lX. Nossa Senhora também confirmou o fato quando fez brotar do chão da gruta uma fonte cuja água era milagrosa. Muitas curas inexplicáveis aconteceram e a fonte jorra até os dias atuais.
Bernadette, muito debilitada devido a grande rotina de peregrinos que a procuravam, veio a se internar no hospital das Irmãs de Caridade na cidade de Nevers. Teve a oportunidade de aprender a escrever e relatou por escrito os episódios das aparições. Em 1862, o Monsenhor Bertrand, Bispo de Tarbes, reconheceu oficialmente os escritos de Bernadette. Em 1867, a jovem fez seus votos na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers.
Bernadete, vitimada pelas enfermidades, faleceu no dia 19 de abril do ano de 1897 e foi canonizada pelo Papa Pio XI no dia 8 de dezembro de 1933. Seu corpo encontra-se incorruptível e pode ser venerado na Igreja do Convento de Saint Gildard de Nevers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário