terça-feira, 24 de dezembro de 2013

NÚMERO DE CATÓLICOS NO MUNDO


Caros diocesanos. Quando se chega ao final de um ano, é normal que sejam feitas avaliações e balanços; e isto vale para os diversos setores da nossa vida. Também a Igreja se avalia e se pergunta sobre a eficiência de sua presença missionária. A Diocese de Uruguaiana teve como tema do Ano Pastoral em 2013: A Missão. Sempre mais nos damos conta que somos todos missionários, e estamos em estado permanente de missão. Certamente, nosso testemunho cristão, nossa alegria de termos encontrado Jesus Cristo aprofundou nossa própria participação e levou outros irmãos e irmãs ao encontro do mesmo Senhor. Igualmente, algum contra testemunho ou indiferença missionária talvez dificultaram a atração de outros.
O Anuário Pontifício 2013 (realizado sobre os dados 2010/2011) anuncia que o número de católicos no mundo cresce anualmente em 1,5%. O aumento numérico se dá especialmente na África e na Ásia, enquanto que na Europa continua o registro de sinais negativos. No mundo inteiro, os católicos somam 01 bilhão e 214 milhões; o que representa 17, 5% dos habitantes do planeta. Destes, 48,8% vivem 
em nossa América; 23,5% na Europa; 16% na África; 10,9% na Ásia e somente 0,8% na Oceania. Cresce o número de bispos, sacerdotes e diáconos permanentes, mas registra-se diminuição acentuada de religiosas. Está crescendo o número de vocacionados ao sacerdócio (diocesanos e religiosos) em 7,5%, com acentuadas diferenças entre os continentes.
Em meio a estas informações estamos nós. Mesmo não possuindo dados regionais exatos, estatísticas recentes (Censo 2010) mostram um declínio do número de católicos no Brasil (2000 – 73,6% para 2010 – 64,6%). Surge a pergunta: perdemos fiéis ou muitos dos que nunca o foram assumiram sua situação real? Será que tinham sido verdadeiramente iniciados e encontraram o Senhor e agora o deixam? (IVC 20 e 23) ou navegam pela multiplicidade de credos a fim de encontrar em algum deles ou por sincretismo a solução dos problemas subjetivos? Hoje também muitos têm coragem de se declarar sem religião ou mesmo ateus. Entre a busca das causas da numérica diminuição de católicos em alguns países, Bento XVI alerta para o perigo maior: “Nossa maior ameaça é o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas na verdade a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez” (DAp 12). Uma Igreja acomodada se torna medíocre e não mais evangeliza. Por isso sentimo-nos desafiados todos à missão permanente, cientes de que a Igreja existe para evangelizar, portanto, sua razão de ser; o verdadeiro discípulo missionário nunca interrompe sua missão.
Em nossa Diocese de Uruguaiana, não temos estatísticas em relação ao número maior ou menor de católicos, mas podemos afirmar que na última década houve muitas iniciativas e buscas para constituir uma Igreja toda missionário-transformadora. Nos últimos 06 anos foram ordenados em nossa Igreja Particular 11 sacerdotes, dos quais 08 são diocesanos e 03 religiosos. Estamos mantendo um bom número de seminaristas, com alto índice de perseverança. Preocupam-nos as poucas vocações para a Vida Consagrada; alegra-nos o interesse na formação por parte dos cristãos leigos e leigas; a presença maior de jovens; a disponibilidade para os diversos serviços e ministérios; a participação freqüente nas celebrações litúrgicas... Sabemos que a vitalidade de uma Igreja é medida por sua capacidade de congregar as pessoas, de entusiasmá-las nos diversos trabalhos pastorais. Que 2014 possa ser um ano em que isso seja realidade concreta, especialmente na abordagem do tema do Ano Pastoral:Iniciação à Vida Cristã. Feliz Ano Novo, com as bênçãos do Senhor da História!



Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário