quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SER VERDADEIRAMENTE CRISTÃO


          

 Ser verdadeiramente cristão requer que estejamos todos engajados, que tomemos consciência de que somos responsáveis, que todos temos a missão de fazer acontecer aqui o Reino de Deus. É preciso seguir Jesus, os seus ensinamentos devem ser as setas no nosso caminho. Fazer acontecer aqui a presença de Jesus, em nossa paróquia, através da vivência comunitária.
 Por isso é necessário conhecer, amar e comprometer-se com o projeto de Jesus.
Nós precisamos ser cristãos de verdade, ter consistência, buscar de fato a essência. Não podemos de maneira nenhuma, ser oco, só ter aparência, só ter fachada. Já em 1965, o Papa Paulo VI, falando na ONU, afirmava que a Igreja precisava de qualidade, que era preciso que o cristão fosse maciço para levar adiante a tarefa da evangelização, e nós também precisamos ser madeiras boas, madeira de lei, ser espesso para alcançar o nosso objetivo, de viver plenamente a fé.
A fé é pessoal, precisamos cultivá-la, pois nos foi transmitida, assim como também recebemos a vida, através de nossos pais. Portanto é nosso dever também transmitir a fé a outros.. É na Igreja que aprendemos a viver como Deus quer, ali exercitamos a nossa fé, vivendo a fraternidade, e assim transmitindo a fé, à comunidade e à família.
  Ser cristão é ter uma vida diferente, é ter um estilo de vida, é viver de acordo com os valores evangélicos, pautado no amor e na solidariedade. É um sentido de vida com objetivo de fazer mudanças estruturais na sociedade. É fundamental que o nosso modo de viver seja exemplo para outros. 
 Buscar a medida alta da fé, buscar uma proximidade com Deus   é uma capacidade que nos foi dada por Ele, pois fomos feitos a sua imagem e semelhança. Foi Deus que nos deu a condição de:
  - Fé = outra inteligência = pensar como Deus.
  - Caridade = um novo coração = amar como Deus
  - Esperança = querer participar da vida divina.
 Com fé, caridade e esperança podemos alcançar a graça de Deus , e para receber a graça de Deus, precisamos nos abrir a Deus, e assim não  estamos sós, estamos com Deus. Participar de graça de Deus, é ir ficando  identificado com Cristo. Abrir espaço para Deus agir em mim e na  comunidade ,é estar à disposição, ser instrumento de Deus na comunidade cristã e na sociedade.
Recebemos dons que enriquecem a comunidade, pois Deus os distribui   entre todos, e nos enriquecemos com a diversidade. A comunidade é o  lugar de se viver a fé, é o espaço especial para cada um e para todos  exercer o seu batismo, só assim alcançaremos a salvação;
Aprouve, no entanto, a Deus santificar e salvar os homens, não individualmente, excluindo toda a relação entre os mesmos, mas formando com eles um povo, que o conhecesse na verdade e o servisse em santidade.”(LG 9)
Fala-se muito no amor, a palavra por si só mexe com o coração, com a emoção. Somos sensíveis ao amor, Deus é amor e somos fruto deste amor de Deus por nós. Toda a ação da Igreja está pautada o amor, mas nem sempre percebemos o que implica a vivência concreta do amor. Assim muitas vezes perdemos a credibilidade, dando um contra testemunho.
A comunidade que vivemos é o lugar da vivência cristã, a pessoa nunca deve ser reduzida as suas atitudes negativas, pois precisamos agir como cristão, ter perdão, cuidado e amor para com o outro. A comunidade deve ser acolhedora, dar espaço e oportunidade para que todos se sintam acolhidos, respeitados e valorizados como filhos de Deus.
 Viver o amor concreto é conhecer a nossa realidade, as necessidades de nossos irmãos, é criar formas e projetos para promoção da pessoa humana, é resgatar a dignidade. Jesus sempre teve cuidado com as pessoas humanas, foi esse caminho que trilhou, Jesus se fez humano para tornar o ser humano sagrado. Seguir o exemplo de Jesus é viver o verdadeiro amor cristão ao próximo. O Papa João XXIII em sua encíclica A PAZ DOS POVOS diz que toda a ofensa ao ser humano é uma ofensa a Deus, é pecado.

                          A fé abrange a totalidade da existência humana, ser cristão em todas as circunstâncias, em casa, na comunidade, na sociedade sempre buscando a transformação social, buscando uma sociedade mais justa. Participar com entusiasmo de sua comunidade e paróquia, estar sempre pronto a servir.
                                                                            Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário