quarta-feira, 3 de julho de 2013

A PROCURA DO AMOR


Hoje vivemos em uma sociedade capitalista, consumista, regida pelo dinheiro, o ter e o poder. Tudo converge para o lucro, a vantagem, a competição.
Nas relações pessoais não é diferente. Há o interesse particular, o egoísmo, a falsidade, a corrupção. Não há respeito à ética e moral. Para essas pessoas não existe gratuidade, tudo deve ser em troca de dinheiro ou poder.
Mas esta sociedade, também está  sedenta de amor e paz.      Busca um ambiente de segurança em um mundo nada hospitaleiro, estranho e violento. Esta sociedade está com sede do sagrado, cheia de misticismo e em busca do transcendente.
Porém não há coerência entre sua espiritualidade e seu modo de viver. Por isso não conseguem percorrer o caminho para Deus. Pois o caminho que leva a Deus tem a lógica do amor, da gratuidade, da doação. Porque a essência de Deus é o amor.
É pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!” (Ef 2,8)
Santo Agostinho diz : “Deus criou o homem e a mulher livres, dotados de vontade. Portanto, quando este se afasta do ser a caminha para o não ser, aproxima-se do mal e comete pecados. Cada um responsável por seu pecado.  O homem e mulher estão condenados e só serão salvos pela graça divina. O poder de salvar vem de Deus, é Deus quem salva. A tarefa do homem e da mulher é abrir-se a Deus.” (Confissões 18)
Somos amados por Deus, e esse amor se revela em Jesus Cristo, na sua Redenção. Nossa condição natural era caracterizada por culpa, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.
Sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que  em Cristo Jesus.”(Rm 3, 23-24.)
Por isso a nossa resposta a esse divino presente, deve ser através do nosso modo de ser e agir. De viver em paz consigo mesmo e com os irmãos, em harmonia com a natureza. Mudar!
Colocar amor em tudo que fazemos. Deus é amor. Estar com Deus é viver no amor.
São Paulo afirma: “Precisai deixar a vossa antiga maneira de viver e despojar-se do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões. Por outro lado, precisais renovar-vos, pela transformação espiritual de vossa mente, e revestir-vos do homem novo, criado a imagem de Deus, na verdadeira justiça e santidade.” (Ef 4, 22-24)
A sociedade só se transformará  a partir da mudança de cada pessoa. Pense nisso!
                                  Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário