domingo, 30 de junho de 2013

ESPIRITO SANTO


Existem muitas coisas que não vemos. Por exemplo, o perfume existe? Nós o vemos? Mas percebemos sua existência. Assim há  formas de perceber as coisas, não somente com os olhos, mas com o tato, ouvido ou olfato. Há também verdades que não captamos com os sentidos.

Assim podemos compreender a ação do Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele é comparado ao vento, a brisa suave, ao fogo, ao calor. São imagens que nos ajudam a entender a presença do Espírito Santo. Embora ao possamos ver, mas podemos sentir sua ação, seu fogo abrasador no coração, seus movimentos que levam a humanidade a encontrar a paz, sua força viva.

O Espírito Santo  é Deus que sai de si para criar outro e vivificá-lo com a força do seu amor. No Espírito, Deus reúne em si tudo o que está longe dele.  O Espírito Santo está presente na ação salvadora de Deus, lá no inicio na criação “... o Espírito pairava sobre as águas...”; atuou na inspiração dos profetas, “... o Espírito do Senhor repousa sobre eles...” e na Encarnação “... o Espírito de Deus cobrirá Maria com sua sombra...”

O Espírito Santo continua a atuar no mundo, pois Jesus Cristo na ascensão volta para o Pai.O Espírito permanece com a missão de continuar no mundo a missão de Cristo. No Evangelho de São João  14,18 “... dá-nos um Defensor que fica para sempre conosco.”

O Espírito Santo não pode ser visto, mas atua na historia da humanidade. Desde sempre foi representado com símbolos e sinais.. A pomba animal manso e pacifico que representa a vida.(Mt 3,16)  O fogo  seu poder de aquecer e purificar, além de iluminar. ( At 2, 1-12) O vento por soprar e ninguém ver, ser forte ou suave.( Jo 20,22) A água sinal maior da vida e óleo um símbolo utilizado pela Igreja para a realização dos sacramentos, como o batismo, confirmação, ordenação e unção dos enfermos. Os óleos santos são símbolos de todos os dons do Espírito Santo.

Portanto  é o Espírito Santo que atualiza em cada tempo a mensagem de Jesus. Pela ação do Espírito que habita em nosso peito e nos abre os olhos e o coração para acolher esse mistério. O Espírito Santo é que renova a face da terra, com sua força vital, e torna o impossível realizável. Ele sopra onde quer, quando quer e como quer. Ele é o vento de Deus,Ele é Deus.



E                                           Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário