terça-feira, 2 de julho de 2013

OS DONS DO ESPIRITO SANTO







 OS SIMBOLOS DO ESPIRITO SANTO

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade Santa. Portanto precisamos ter a clareza para entender que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma coisa
 Na Bíblia o Espírito Santo é representado por símbolos, vejamos :
Pomba: Mt3,16.
A pomba simboliza a paz, é alimento, sacrifício e mensageira. Jesus também se fez alimento, no pão Eucarístico, sacrifício, na entrega de sua vida e mensageiro da verdade de Deus.
Fogo: At 2, 3-4.
O fogo limpa, purifica, ilumina, queima e esquenta. O Espírito Santo atua dessa forma em nossa vida. Nos limpa, purifica, ilumina, queima e esquenta nosso coração.
Água: Jo 7, 38-39.
Água é vida, sem ela morremos. O batismo é vida nova em Cristo.
Óleo: 1Sm 16,13.
O óleo ungi, cura as feridas, perfuma, protege a pele. A ação do Espírito Santo nos deixa ungido, isto é, nos capacita para o serviço,  cura as feridas da alma e nos deixa em paz.
Selo: Ef 1,13.
O selo é usado para autenticar, sem selo a carta não chega ao destinatário , assim selados pelo Espírito Santo chegamos ao nosso destino.
Outros nomes dados ao Espírito Santo: nuvens e luz, mão, sopro, vento suave, brisa leve.

 No Espírito Santo reside o amor supremo entre o Pai e o Filho. O amor de Deus chega até nós pela ação do Espírito Santo. São sinais de amor de Deus por nos os Dons do Espírito Santo, são os presentes de Deus.

 OS DONS DO ESPIRITO SANTO

1- Fortaleza:  por essa virtude Deus nos dá  a coragem  necessária para enfrentarmos as tentações, as tribulações e as perseguições.
2- Sabedoria:  é o dom de perceber o certo e o errado, o que é de Deus, o que favorece o Projeto de Deus. Nos dá o sentido da vida e o reconhecimento da sabedoria divina.
3- Ciência: todo saber vem de Deus, é o dom de interpretar a Palavra de Deus, de explicar o Evangelho e a doutrina da Igreja.
4- Conselho: é o dom de saber discernir caminhos, opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade.
5- Entendimento: é o dom de entender os sinais da presença de Deus nas situações humanas. É o dom que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus.
6- Piedade: é o dom de estar aberto a vontade de Deus, é a devoção fervorosa no cumprimento das Escrituras.
7- Temor a Deus: é o dom que nos faz respeitar e amar a Deus. Teme a Deus aquele que pratica seus mandamentos com sinceridade de coração.

Precisamos rezar e pedir a Deus os dons que nos permitam perceber e viver as graças dele e praticar em nossa vida a sua vontade. É  necessário que ns tornemos dóceis ao sopro do Espírito , para poder ouvir a voz de Deus no nosso interior e nas coisas criadas por Ele.
                      Maria Ronety Canibal
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário