terça-feira, 21 de janeiro de 2014

PEREGRINOS E ESTRANGEIROS NESTE MUNDO



                              
           Estamos no período de férias e muitas pessoas têm a possibilidade de pensar sobre temas que, em outras épocas, ficam um tanto despercebidos, mesmo que sejam essenciais em nossa vida. Hoje queremos refletir sobre a condição de peregrino que vive o ser humano. Nas aulas de filosofia aprendemos que o ser humano é um ser em devir (vir a ser), um ser em formação e transformação constante, pois nunca está pronto. Nos tempos de juventude, fase da vida em que é bem perceptível a transitoriedade, seguidamente, nós sonhávamos em fundar um grupo de missionários com a denominação de “Peregrinos do Infinito” ou “Ciganos de Cristo”, para indicar que estamos sempre a caminho, que não há lugar definitivo de chegada. Em sentido teológico, esta saudade e sede do infinito ou este modo peregrino de ser nos remete ao que Santo Agostinho expressa, em sua profunda experiência de conversão: “O coração humano estará inquieto, até que descanse em Deus”. Nossa referência máxima, enunciada por Jesus no Sermão da Montanha, é o próprio Deus: “Sede, portanto, perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48). Somente nEle atingiremos a finalidade para a qual fomos criados. Ele é nossa casa, morada perfeita no amor. Enquanto estamos a caminho, como santos e pecadores (Oração Eucarística V), nós temos como meta estar em Deus e Ele em nós, sendo casa um para o outro. As cartas apostólicas seguidamente saúdam os cristãos como “migrantes e forasteiros” neste mundo (1Ped 2, 11), pois sua morada está nos céus (Fl 3, 20): “não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da que está para vir” (Hbr 13, 14). O que nos atrasa ou impede neste caminhar para Deus é o pecado. Ele é como uma paralisia interior que nos imobiliza ou que nos afasta do alvo; é o estado da mediocridade que acomoda o caminhar na direção desviada do foco ou da meta de Deus.
         
          Pelo refletido acima, nós cristãos nos damos conta que somos seres a caminho. Não estamos definitivamente em casa, onde estamos. De certa forma nos sentimos estranhos em todo lugar, pois nossa verdadeira pátria é outra. Atualmente vivemos numa sociedade de consumo, onde tudo parece ser transitório, passageiro, descartável, influenciando decididamente em nossas relações com as pessoas, com as coisas e até em nossas opções religiosas. Neste contexto, o que vale é o presente, as necessidades do aqui e agora; enquanto o definitivo, o permanente parecem excluídos do vocabulário das pessoas. A grande frustração que aparece nesta constante transitoriedade é que ela só indica para si mesma, não oferecendo valores definitivos, perenes. E assim a pessoa humana vive um estado de insaciabilidade. Mesmo que tenha possibilidade de buscar constantemente novidades, ela se frustra, pois nada parece conduzir ao eterno, diante da fragilidade humana que indica para o limite, para o fim, para a morte, com a sensação de a vida ser realmente uma paixão inútil, dando razão a Sartre.

         Neste tempo de férias temos oportunidade de descansar, de encontrar amigos, familiares, de viajar, de ler, de meditar... Que este momento também permita refletir sobre a vida, seu sentido, suas relações, sua meta. O Espírito do Senhor e seu santo modo de operar nos acompanhem e nos conduzam ao encontro do verdadeiro sentido da vida. O Deus da misericórdia tenha compaixão de nós e, diante de nossa firme disposição de recomeçar sempre o caminho, que a Ele conduz, nos perdoe os desvios de rota e nos reconduza ao sentido da verdadeira vida, a qual tem destino eterno, junto com Ele e os Irmãos.

Dom Aloísio A. Dilli

Bispo de Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário