quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A bênção





"Sua bênção, padre"! Pedir a bênção e abençoar! Palavras santas que estabelecem relação de intimidade, na qual Deus é bem vindo, aproximando pessoas que muitas vezes beijam as mãos uns aos outros, como em várias regiões de nosso país, inclusive em nossa Amazônia querida. A resposta não é menos importante, pois traz consigo o augúrio que professa vir de Deus a bênção pedida: "Deus te abençoe". Quantas vezes na vida Deus usou nossas palavras e nossos gestos para espalhar a bênção. Se forem infelizmente frequentes as maldições, com as quais se fala e proclama o mal, maiores e mais verdadeiras são as proclamações de bênçãos em abundância. É um presente de Deus a ser oferecido aos outros a invocação de sua bondade, com a qual quer chegar a todos, sem exceção. Ao iniciar um novo ano, invocamos, pois, as bênçãos de Deus uns sobre os outros, suplicando que sua graça acompanhe todos os nossos passos.

"O Senhor falou a Moisés: 'Dize a Aarão e a seus filhos: Com estas palavras devereis abençoar os israelitas: 'O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz'. Assim invocarão o meu nome sobre os israelitas, e eu os abençoarei'" (Nm 6,22-17). Assim começa a Igreja o novo ano, recebido como dom de Deus a ser multiplicado em frutos de verdade, justiça e santidade, responsabilidade entregue em nossas mãos pelo Senhor.

Abençoar, benzer, bendizer, falar bem! Deus sempre fala bem da humanidade e de toda a sua criação. Nada foi feito por Ele para a perdição, mas sua intenção de amor acompanha tudo! Acolher sua bênção é receber o bem como proposta de vida. Deixar-se abençoar é a primeira atitude, com a qual queremos povoar os minutos, dias, semanas e meses do Ano Novo.

Guardar é olhar com carinho. Parece-me ver o Pai do Céu acompanhando os filhos amados que criou. O Pai, que trabalha sempre (cf. Jo 5,18), velará com amor semelhante ao amor de mãe. "Qual mãe que acaricia os filhos assim vou dar-vos meu carinho, em Jerusalém é que sereis acariciados. Ao ver, vosso coração se alegrará, vossos corpos como planta rejuvenescerão" (Is 66,13-14). E ainda que alguém se sentisse esquecido, por Deus é guardado, pois "acaso uma mulher esquece o seu neném, ou o amor ao filho de suas entranhas? Mesmo que alguma se esqueça, eu de ti jamais me esquecerei! Vê que escrevi teu nome na palma de minha mão, tenho sempre tuas muralhas diante dos olhos" (Is 49, 15-16). Ter sido criados por Deus no amor é suficiente para todos os dias do ano. Não precisamos de advinhos, pois Deus já se lembra de nós e nos traz na palma da mão!

O Senhor te mostre a sua face! O Senhor volva seu rosto para ti! Duas promessas ou propostas que iluminam nosso rosto, para que resplandeça a luz de Deus em nossos atos. Como ninguém viu a Deus, Ele mesmo se mostrou, veio até nós, assumiu uma carne como a nossa no seio da Virgem Maria, sentiu nossas dores, entende nossas lutas, tem coração humano como o nosso, fala nossa língua! O cântico dos salmos põe em nossa boca o pedido para o ano novo: "Ouve, Senhor, a minha voz. Eu clamo, tem piedade de mim! Responde-me! Meu coração se lembra de ti: 'Buscai minha face'". Tua face, Senhor, eu busco. Não me escondas teu rosto, não rejeites com ira o teu servo. És meu auxílio, não me deixes, não me abandones, Deus meu salvador (Sl 26, 7-9). Abrir os olhos e deixar que Ele nos mostre seu rosto. Basta olhar ao redor, pois se mostra no mais íntimo de cada coração, no próximo que se achega a nós, na Palavra de Deus, entre as pessoas que se reúnem em seu nome, na voz da Igreja. Comecemos o novo ano de olhos abertos! Ele quer se mostrar!

O Senhor te conceda a sua graça! Não se trata de mendigar presentes, pois tudo está à nossa disposição. Basta estar abertos à sua graça. E graça é presença de Deus! Graça santificante, a ser buscada quando se recebe o perdão sacramental de que tanto necessitamos, e a Igreja tem um Sacramento precioso, chamado Penitência ou Reconciliação, à disposição de todas as pessoas que desejarem viver na graça e na santidade. Graça atual, nas luzes que o Senhor nos oferece para viver cada momento presente! Graça de estado, com a qual o Senhor nos acompanha no estado de vida ao qual fomos chamados e que escolhemos, assim como em nossa profissão ou no serviço de Igreja ao qual nos dedicamos!

O Senhor te dê a Paz! No primeiro dia do ano de 2014, a Igreja proclama, através da mensagem abalizada do Papa Francisco, que "no coração de cada homem e mulher, habita o anseio duma vida plena que contém uma aspiração irreprimível de fraternidade, impelindo à comunhão com os outros, em quem não encontramos inimigos ou concorrentes, mas irmãos que devemos acolher e abraçar". Para o Dia Mundial da Paz, queremos afirmar e forte convicção cristã de que a fraternidade é o fundamento e o caminho para a Paz. A Paz que é dom de Deus virá ao mundo quando se der glória a Ele e acreditarmos na fraternidade, como caminho seguro para as relações entre as pessoas. Trata-se de uma bela proposta a busca de irmãos e irmãs. Cada pessoa que encontrarmos durante o ano novo seja vista, não como possível inimiga ou adversária, mas irmã. Mesmo antes de ser conhecida, a graça de Deus nos faz enxergá-la como próxima. Sua vinda ao nosso espaço vital é dom de Deus. Esta pessoa concreta e todas as pessoas serão buscadas, fazendo-nos, de coração e com gestos concretos, irmãos de todos.

Para alcançarmos tantos e tão preciosos dons, haja a certeza de que Deus é maior do que todos os desafios e problemas que se apresentarem no tempo novo que nos é dado. O ano novo é feliz nos desígnios de Deus. Basta tomar posse de sua bênção e viver com fidelidade sob a sombra de sua graça! Fácil ou difícil? Provocante!

Dom Alberto Taveira Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário