segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ALEGRIA DE SERVIR

 
Caros diocesanos. Vivemos o belo tempo do Natal. Os cristãos festejam o mistério da encarnação, o nascimento do Filho de Deus que veio habitar entre nós (Jo 1, 14); tornou-se Emanuel, ou seja, Deus-conosco. Como afirmou Bento XVI: “A Palavra eterna fez-Se pequena; tão pequena que cabe numa manjedoura. Fez-Se criança, para que a Palavra possa ser compreendida por nós. Desde então a Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré” (VD 12). São Francisco de Assis, ao realizar o primeiro presépio, quis representar esse grande amor de Deus por nós, assumindo nossa pequenez humana para fazer-nos participantes de sua natureza divina. Deus veio ao nosso encontro, não por merecermos, mas por atitude de amor. Assim, o Natal torna-se tempo propício para agradecermos seu infinito amor, sua alegria de nos servir. O clima de fim de ano, igualmente, nos convida a expressar nossa gratidão a Deus e aos outros por todos os benefícios com os quais fomos agraciados durante o ano, o qual vê chegar seu último ocaso, aguardando 2014.
A encarnação confirma a atitude de servo, assumida por Jesus em toda sua vida, e também o que dirá mais tarde, em poucas palavras: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 45). Toda sua vida foi um lava-pés de humildade, de serviço, até a doação na cruz. Bem que Gabriela Mistral afirma, sob o título: Alegria de Servir: “El servir no es una faena de seres inferiores. Dios, que da el fruto y la luz, sirve. Pudiera llamársele así: El que sirve. Y tiene sus ojos fijos en nuestras manos y nos pregunta cada día: ¿Serviste hoy? ¿Al árbol? ¿A tu amigo? ¿A tu madre?”.
Ao terminarmos o ano de 2013, certamente, poderemos avaliá-lo como de mais ou menos valor, pela medida da alegria de termos servido a Deus, aos irmãos e irmãs, enfim, de termos feito o bem no mundo que nos rodeia. No ano da Missão em nossa diocese, sem dúvida, teremos muito a agradecer aos que se dedicaram com alegria e generosidade nas diversas pastorais, comunidades, movimentos, associações, serviços, escolas... Certamente, não faltou o tempero do amor e da alegria de servir em presenças e atividades missionárias, das mais nobres até as mais simples. É bem como disse a integrante da equipe de cozinha, Marbel Bolson, no final da missa do 32º Cursilho de Mulheres (Julho de 2013):

A comida era preparada com todo o cuidado para que ficasse saborosa, com um toque de sal para temperar nossas ações, mais um pouco de fermento para fermentar o amor de Cristo em cada uma de nós e uma pitada de luz para iluminar os nossos pensamentos e sentimentos. 
Tivemos comida com fartura. Aliás, fartura foi o que mais teve: fartura de amor, fartura de dedicação, fartura de alegria e fartura de boa vontade. Para preparar o alimento que seria servido a vocês, novas cursilhistas, nossa equipe fervia panelas e ao mesmo tempo fervíamos de amor, companheirismo e carinho. Cozinhávamos os alimentos e também cozinhávamos dentro de nós os mais nobres sentimentos, servindo o alimento a vocês com o que tínhamos de melhor. Alimentamos a todas e também alimentamos o nosso espírito em Cristo. Louvamos a Deus por todos os momentos...”.

Que neste Natal e final de ano, todos nós possamos fazer nossa prece de gratidão, recitando ao Senhor o Salmo da alegria de ter servido, sem esquecer também da súplica para termos forças de continuar nesta nobre missão, também em 2014.
Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário