terça-feira, 17 de setembro de 2013

FÉ...ME FAZ PENSAR.



Estamos vivendo o Ano da Fé. Muita coisa foi escrita, muita coisa para se pensar, avaliar e renovar a fé.
A iniciação na fé acontece na família, mas a fé é um dom gratuito de Deus, que exige coragem e humildade para entregar-se e  vislumbrar a luz. A fé precisa ser cultivada todo o dia, pois ela nos desvenda os caminhos e acompanha nosso viver.
Para podemos entender a fé, é preciso olhar para trás, analisar o caminho percorrido, e só então perceberemos a presença de Deus em todo o percurso.
A fé é acreditar que Deus está presente na realidade de nossa vida, que é Deus que aponta o caminho, a solução de nossos problemas. É confiar no amor divino.
A fé cristã está centrada em Cristo. A fé identifica no amor de Deus manifestado em Jesus o fundamento sobre o qual se assentam a realidade e o seu destino ultimo. (LF15)
Jesus nos deu a maior prova de amor, entregou a sua vida por todos nós, pelos bons e pelos pecadores. Amor maior não há!
Isso me faz pensar na Cruz, momento forte da fé, que transforma os corações. A salvação está na fé.
A fé em Cristo nos salva, porque é n’Ele que a vida se abre radicalmente a um amor que nos precede e transforma a partir de dentro, que age em nós e conosco.(LF20)
Portanto a fé transforma o nosso intimo, pois é luz que  ilumina todo o percurso da vida humana, desde a origem ao seu fim. Assim o coração abre espaço para que Jesus habitar. Então como diz São Paulo: Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. (Gl2,20)
Se Cristo vive em mim a fé não é algo particular, mas faz tomar parte no corpo de Cristo, de forma que a fé é eclesial. São Paulo afirma que
os cristãos formam um só corpo em Cristo Jesus. E esse exemplo nos faz entender que é união vital com Cristo, a relação entre  todos  os cristão, e todos são unidos em Cristo.
A fé em Jesus Cristo é para ser vivida em comunidade, para ali realizar a vivencia do amor a Cristo e aos irmãos, através da fraternidade e da solidariedade.
                                            Maria Ronety Canibal


Nenhum comentário:

Postar um comentário