quarta-feira, 7 de agosto de 2013

OS VALORES DA FAMILIA CRISTÃ


    


A família é um dos tesouros mais importantes dos povos, é patrimônio da humanidade inteira."  (DAp 432)

    As famílias hoje, estão desestruturadas, as relações precárias e com grande preocupação com o ter e vivem em um ambiente de brigas e violência.

Dos pais provêm os exemplos mais importantes para a vida dos filhos em formação da personalidade.. Eles possuem uma influência muito forte sobre seus filhos, são como espelho. Pois eles crescem fazendo o que seus pais fazem – ao invés do que eles dizem. Se não há um bom exemplo, não há como esperar padrões de comportamento  dos filhos. 

 Ser pai e mãe é uma dádiva e uma tarefa complexa. Com freqüência, podemos ficar tão distraídos com esta tarefa (prover alimento, disciplina, abrigo, vestuário e educação) que perdemos nossa relação com a criança em meio a todas as pressões e preocupações. Contudo, a maior necessidade da criança em crescimento, para que se torne um adulto seguro e com autoconfiança, é saber que é amada. O amor é expresso em confiança, cuidado, deleite e liberdade, para que a criança se desenvolva como pessoa com relações saudáveis e abertas ao perdão. Também no plano da fé é desde a tenra idade que as crianças precisam aprender a valorizar a vida interior, a espiritualidade.
O projeto de Deus é que a família seja um lugar de refúgio e segurança, permanecendo firme sob pressões. Ela deve ser um lugar onde os seus membros possam atingir maturidade, compartilhando as tristezas e as alegrias, mas sempre juntos e unidos. Em família é preciso aprender a superar as dificuldades através do amor, paciência e solidariedade.
Se a família é a imagem de Deus, inspirados no amor da Trindade Santa, lá não há solidão, individualismo e concorrência. E na convivência familiar deve ter lugar para todas as idades, e como o Papa Francisco  advertiu, é preciso aprender a escutar o idoso, sua experiência de vida é um forte ensinamento para os mais jovens.
A família precisa tomar consciência de que é mais importante ser do que ter. Inspirar-se na Sagrada Família para viver com alegria  os valores do Reino de Deus e ser feliz.
                                Maria Ronety Canibal


Nenhum comentário:

Postar um comentário