quarta-feira, 10 de julho de 2013

30 anos da Carta dos Direitos da Família



Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e união com o Pontifício Conselho pela Família, incentiva dois eventos no Brasil para comemorar
BRASíLIA, 09 de Julho de 2013 (Zenit.org) - A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e união com o Pontifício Conselho pela Família, incentiva dois eventos no Brasil para comemorar os 30 anos da Carta dos Direitos da Família.
Inspirada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 10 de dezembro de 1948, a ?Carta dos Direitos da Família?, publicada pela Santa Sé em 22 de outubro de 1983, completará 30 anos. O documento reconhece a família como "núcleo natural e fundamental da sociedade" e oferece uma base adequada para uma elaboração conceitual em nível "psicológico, moral, cultural e religioso".
De acordo com Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Wladimir Porreca a Carta ?é dirigida às famílias e a todos os homens e mulheres de boa vontade a comprometerem-se a fazer todo o possível para garantir que os direitos da família sejam protegidos e que a instituição familiar seja fortalecida para o bem de toda a humanidade?.
O Conselho Pontifício para a Família, em fidelidade ao Magistério dos Papas nos últimos 30 anos, se propõe comemorar o aniversário do documento com dois eventos significativos: Seminário Internacional de Estudos de juristas católicos de todo o mundo (19-21 setembro 2013) e a vigésima primeira reunião plenária do PCF (23 a 25 de outubro de 2013).
O assessor menciona as propostas feitas por ocasião das próximas celebrações. ?Decidimos propor a todos os que trabalham em favor da família, em especial os Regionais, dioceses e paróquias dois eventos comemorativos, um religioso, nas celebrações eucarísticas e, outro em uma sessão civil, na Câmara Municipal, nas Escolas, Associações e outros?.
Um dos anseios é que, por meio da celebração da data, sejam promovidas ações e políticas em prol da família. ?Na comemoração dos 30 anos da "Carta dos direitos da família" no dia 22 de outubro de 2013, possamos animados pela esperança na promoção da família, favorecer instrumentos e políticas públicas de acordo com o designo de Deus?, afirmou o padre. ?Peçamos a Sagrada Família que acompanhe nossos projetos em comemoração dos 30 anos da "Carta dos direitos da família?, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário