domingo, 19 de outubro de 2014

A oração de louvor nos leva à alegria


CIDADE DO VATICANO, 
 Outubro de 2014 (Zenit.org) 
- Rezar para pedir graças é fácil; mais difícil é a oração de louvor, mas esta é a oração da verdadeira alegria, disse o papa Francisco na homilia desta manhã na Casa Santa Marta, refletindo sobre a Carta aos Efésios, em que São Paulo eleva com alegria o seu louvor a Deus. Trata-se de uma oração "que não fazemos habitualmente: louvar a Deus é gratuidade pura", é entrar "numa grande alegria".
O papa afirmou que "sabemos rezar muito bem quando pedimos coisas e quando damos graças ao Senhor, mas a oração de louvor é um pouco mais difícil para nós: não é tão habitual louvar o Senhor. E isto nós podemos sentir melhor quando ‘fazemos memória’ das coisas que o Senhor realizou em nossa vida: 'Nele, em Cristo, fomos eleitos antes da criação do mundo'. Bendito sejas, Senhor, porque tu me escolheste! É a alegria de uma relação paterna e terna".
"A oração de louvor" nos leva a essa alegria, a estar felizes diante do Senhor. "Façamos um esforço para reencontrá-la!", exortou. Mas "o ponto de partida" é precisamente "fazer memória" desta eleição: "nosso Senhor me escolheu antes da criação do mundo".
Para explicá-lo, Francisco observou que isto "não pode ser entendido nem imaginado: que o Senhor me conhecesse antes da criação do mundo, que o meu nome estivesse no coração do Senhor. Esta é a verdade! Esta é a revelação! Se nós não acreditamos nisto, não somos cristãos! Este pensamento também enche de alegria o nosso coração: eu sou um escolhido! E isso nos dá segurança".
O pontífice lembrou que "o nosso nome está no coração de Deus, nas entranhas de Deus, como a criança no seio da mãe.. Esta é nossa alegria de ser eleitos".
É algo que "não podemos entender só com a cabeça. Nem só com o coração. Para entender isto, temos que entrar no mistério de Jesus Cristo. O mistério do seu Filho amado: 'Ele derramou o seu sangre em abundância por nós, com toda a sabedoria e inteligência, fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade'. E esta é uma terceira atitude: entrar no mistério".
Por isso, Francisco destacou que, "quando celebramos a Eucaristia, entramos neste mistério que não pode ser entendido de todo: nosso Senhor está vivo, está conosco, aqui, em sua glória, em sua plenitude, e dá a vida por nós novamente. Esta atitude de entrar no mistério nós temos que aprender todo dia. O cristão é uma mulher, um homem, que se esforça para entrar no mistério. O mistério não pode ser controlado: é o mistério.. Eu entro!".

Ao terminar a homilia, o bispo de Roma declarou que a oração de louvor é acima de tudo "oração de alegria" e, depois, "oração de memória: 'Quanto nosso Senhor fez por mim! Com quanta ternura Ele me acompanha, como Ele se abaixou, se ajoelhou como o pai que se ajoelha para ajudar o filho a caminhar'". E finalmente, é "a oração ao Espírito Santo, que nos dá a graça de entrar no mistério, em especial quando celebramos a Eucaristia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário