segunda-feira, 26 de maio de 2014

Papa Francisco: A alegria do Evangelho - 1

Caros diocesanos. Iniciamos hoje um encontro com nosso Papa Francisco, através do Documento Evangelii Gaudium =  A Alegria do Evangelho, emitido em 24/11/2013. Nesta Exortação Apostólica o Santo Padre afirma que a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus, e apresenta o objetivo do citado documento: Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de convidá-los para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos” (EG 1). O Pontífice aponta o risco do mundo do consumo que está conduzindo a uma tristeza individualista, de busca desordenada de prazeres superficiais, sem a verdadeira alegria, de consciência isolada, deixando de haver espaço para os outros, sobretudo para os pobres, para a voz de Deus, para o bem dos outros. O Papa lembra que o desígnio de Deus nos atrai para a alegria do encontro com Ele, mesmo na fragilidade humana: Deus nunca Se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia... Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos engana e sempre nos pode restituir a alegria...” (EG 3). Não fomos criados para viver uma quaresma sem Páscoa” (EG 6). Imbuídos dessa alegria, sentimos a necessidade de transmiti-la aos outros, como discípulos missionários que anunciam a feliz experiência da gratuidade de Deus, de sermos salvos e amados por um Deus que nos acompanha em nossa vida e nos quer eternamente com Ele (EG 12). Esse anúncio já não pode ser pressuposto, mas deve dirigir-se ao encontro dos que nos acompanham regularmente para reavivar sua vida cristã ou para os que se distanciaram da Comunidade, talvez iniciados, mas não evangelizados suficientemente; ou mesmo para os que nos deixaram ou que ainda não foram atingidos pelo anúncio de Jesus Cristo. Lembrando sempre que a Igreja cresce não por proselitismo, mas por atração (EG 14). Esta causa missionária deve ser a primeira tarefa da Igreja, pois ela existe, não para a auto-referência, mas para evangelizar. Isto exige conversão para uma pastoral decididamente missionária, que traz a verdadeira alegria dos discípulos missionários (EG 15).

O documento papal é resultado dos trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização (2012), de consultas a várias pessoas e das preocupações pessoais que estão no coração do Papa, neste momento concretoda obra evangelizadora da Igreja (EG 16). Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) apresenta os diversos temas em cinco (05) Capítulos, assim distribuídos:
·       Primeiro Capítulo: A Transformação Missionária da Igreja
·       Segundo Capítulo: Na Crise do Compromisso Comunitário
·       Terceiro Capítulo: O Anúncio do Evangelho
·       Quarto Capítulo: A Dimensão Social da Evangelização
·       Quinto Capítulo: Evangelizadores com Espírito

Caros diocesanos, com o intuito de fazer chegar aos cristãos e todas as pessoas de boa vontade este importante documento, embora em forma bem sintética, apresentaremos na seqüência várias mensagens que nos farão entrar em comunhão com o Papa Francisco e o espírito da Igreja sobre o anúncio do Evangelho no momento atual da história.
Dom Aloísio A. Dilli - Bispo de Uruguaiana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário