terça-feira, 25 de março de 2014

LITURGIA DA QUARESMA COM INSPIRAÇÃO CATECUMENAL - 2


Caros diocesanos. A Iniciação à Vida Cristã é entendida como um itinerário catequético que inicia as pessoas no mistério de Cristo e ajuda a amadurecer na fé e comunhão da Igreja. Ela percorre um longo caminho que tem como meta a maturidade em Cristo, no estado permanente da vida cristã. Por isso a catequese de iniciação à vida cristã nunca pode ser considerada completa.

As celebrações dominicais e de solenidades do Ano Litúrgico de 2014 seguem a distribuição da Palavra de Deus do Ano A. Os domingos da quaresma, desde os primeiros séculos da era cristã, têm uma nítida orientação catecumenal. Assim, os cinco domingos da quaresma se orientam por leituras que formam unidade e estão ligadas aos sacramentos da iniciação cristã, sobretudo do batismo.

Já percebemos que no 1º domingo as leituras apresentaram paralelo entre Adão (desobediência – pecado – morte) e Cristo (obediência – justificação – vida). Os cristãos, ligados a Cristo, participam dessa nova vida.

No 2º domingo Deus chama Abraão, pai da fé e do Povo de Deus, do qual surgirá o salvador. No evangelho Jesus é transfigurado: Ele vencerá a morte e ressuscitará os seus discípulos. Deus nos salvou e nos chamou gratuitamente para uma vocação santa.

A seguir iniciam os evangelhos de São João, que sustentam a catequese de iniciação cristã com alguns símbolos importantes, desde antiga tradição romana: água – luz - ressurreição. Exprimem o dom do Espírito que Cristo dá ao crente. Vejamos a distribuição das leituras da Palavra de Deus nestes domingos da quaresma:

* 3º Domingo
: Jesus é a água viva. Com este domingo, o evangelho (Jo 4, 5-42) apresenta a conversa de Jesus com a samaritana no poço de Jacó. Jesus é doador da água viva: “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (Jo 5, 14). A primeira leitura (Ex 17, 3-7) recorda o Povo de Deus, libertado do Egito, mas que passa pela prova do deserto, onde falta água. Deus intervém e manda Moisés bater na rocha, da qual corre água em abundância. A rocha será comparada a Cristo e a água é bebida espiritual. Junto ao maná, ela é símbolo que se refere à iniciação cristã. A segunda leitura (Rm5, 1-2. 5-8) fala que o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (batismo) que nos foi dado (Rm 5, 5). Deus concede seu dom pela água e pelo Espírito.

* 4º Domingo
: Jesus é a luz do mundo (Jo 9, 5). No evangelho deste domingo (Jo 9, 1-41) Jesus conduz um cego das trevas à luz. Inicialmente, à luz física; depois, à revelação, à fé. O cego passa por um ritual progressivo, imagem do processo que transforma os catecúmenos, a partir da fé (iluminação), em videntes que exclamam: “Eu creio, Senhor!” (Jo 9, 38). O texto também revela a cegueira dos fariseus, mesmo não sendo cegos fisicamente, pois não reconhecem Jesus como enviado para ser a luz do mundo. Na segunda leitura (Ef 5, 8-14), São Paulo chama os cristãos de luz do Senhor: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz” (Ef 5, 8-9). A primeira leitura deste domingo (1Sam 16, 1b.4ª.6-7.10-13) remete ao tema catecumenal da unção. Davi é consagrado rei pela unção. Deus olha o coração (fé) e não as aparências (1Sm 16, 7). Desde aquele momento o Espírito do Senhor apoderou-se dele (1Sm 16, 13). A Palavra de Deus nos revela como os catecúmenos se preparam para receber a água viva e a unção do Espírito.
Dom Aloísio A. Dilli – Bispo de Uruguaiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário