segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ORAÇÃO



 Entendemos que a oração seja um impulso do coração, um olhar para o céu, um reconhecimento, uma alegria, uma suplica...
Mas oração é um dom de Deus,  um mistério de fé, um diálogo com o Deus vivo e verdadeiro. A oração é a elevação da alma a Deus. Ela brota do mais intimo do ser, num desejo de buscar um relacionamento mais forte com o Senhor, por isso vem de um coração humilde e contrito.
O coração  é  o nosso centro escondido, inatingível pela razão e por qualquer outra pessoa, é a morada de Deus, e só o Senhor o conhece, e nada se pode esconder Dele.
O Catecismo de Igreja Católica ressalta que a oração “É uma relação de Aliança entre Deus e o homem em Cristo. É ação de Deus e do homem; brota do Espírito Santo e de nós, dirigida ao Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem.”(2564)
Portanto podemos afirmar que a oração é a comunhão dos filhos de Deus com seu Pai , com Jesus Cristo e o Espírito Santo.
A humanidade sempre buscou na oração a força e o discernimento para seguir na caminhada. Se olharmos o Antigo Testamento veremos que os lideres do povo, os profetas dirigiam-se  ao Senhor, através da oração, antes de tomar decisões.
Os salmos são orações que se estendem em todas as dimensões da historia, seja comemorando as promessas de Deus, seja esperando a vinda do Messias.  Apresenta dois componentes inseparáveis, a oração pessoal e a oração comunitária. Rei Davi orava a Deus em diferentes momentos, na alegria, através do louvor, na angustia, através da suplica.... 
Jesus Cristo também costumava orar ao Pai. Aprendeu com sua mãe Maria. Jesus se retirava para montanha, na solidão para orar, de preferência na madrugada. ( Mc 1, 35)
Jesus em sua oração tinha consigo todos os homens, pois ao se “encarnar” assumiu toda humanidade. Em sua oração humana  a Deus, Jesus se compadece e oferece todas as fraquezas humanas, para livrar os homens do pecado. Jesus convida seus discípulos a cooperar com o plano divino pela oração, pois a oração de fé não é apenas dizer “ Senhor...Senhor” mas está em querer fazer a vontade de Deus.
Toda a pessoa que quer de fato orar tem o coração determinado a mudar, a converter-se, e por isso busca na oração uma intimidade com Deus, uma familiaridade de filho, que quer agradar o Pai.
O papa Francisco tem pedido aos cristão   uma oração fervorosa, para que o mundo possa ser transformado pelos corações contritos e seja um lugar de paz.
                                    Maria Ronety Canibal                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário