terça-feira, 25 de junho de 2013

COMUNIDADE DE FÉ E O COMPROMISSO SOCIAL

              
 


              A comunidade  eclesial é fundamental para a vivencia da fé de todo o cristão católico. É uma dimensão essencial da Igreja. Por isso permanece e requer cuidados.
              O mundo hoje nos indica o individualismo, o egoísmo, a competição... Mas a comunidade de fé nos ensina a conviver fraternalmente. Pois  é o espaço onde as relações humanas estão fundamentadas nos princípios de Cristo.
             Assim a  comunidade gera laços afetivos muito fortes, baseados na amizade sincera, na gratuidade e na partilha de vida. É o lugar onde  temos a oportunidade de concretizar o amor ao próximo, através do compromisso social
             É preciso  tomar consciência de que a comunidade é o eixo central de toda a ação pastoral, de todo o serviço, é o núcleo da vida eclesial. A verdadeira comunidade cristã é fonte de vida, vive a fé plenamente, pois a fé não é teoria, mas realidade vivida.
             Não podemos esquecer que a Igreja é a família de Deus no mundo, e que nesta família não deve ter quem sofra por falta do necessário, por falta de dignidade, por não ter acesso aos direitos fundamentais.
               As comunidades cristãs são um dom muito especial de Deus à Humanidade. Se formos infiéis a esta missão também não fazemos qualquer falta à mesma Humanidade.
                    A comunidade cristã é a luz de Cristo!
              Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, de modo que vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu” (Mt 5,16)
             As primeiras comunidades souberam viver a caridade do jeito de Jesus.
             Jesus sempre foi muito sensível diante das necessidades humanas. Ele tem compaixão, ele compartilha da dor do povo com fome, dos excluídos. Vai além, quer saciar a fome da fé, da esperança, do amor, da paz e da justiça.          
             Jesus deve ser a nossa inspiração. E em nossa comunidade precisamos praticar a caridade, através de ações sociais concretas, que transforme e promova a vida.  Só assim  realizaremos a vontade de Deus.
              É preciso ir até a periferia, conhecer a realidade lá estabelecida, o lugar que vive os excluídos, pois são os pés que ajudam a mudar a cabeça e o coração.
             E então, sensibilizados, a partir da realidade social de cada comunidade poderemos criar projetos sociais transformadores.
                                                                                 Maria  Ronety  Canibal /2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário