terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PREPARANDO O NATAL


 

                                
Vamos refletir sobre essa data importante no calendário cristão.  Natal, o nascimento do Menino Deus.
Jesus Cristo o Deus que se fez homem, se fez pequeno, para nos trazer a salvação.
Hoje já não se comemora o Natal como se deveria., ou seja, em torno do presépio que representa a narração bíblica do nascimento do Menino Jesus.
O papai noel se tornou o centro da festa, os presentes são razão do encontro da família, dos amigos, dos colegas...que querem apenas mais uma festa regada a boa comida e bebida.
A sociedade voltada para o consumo fez do Natal uma festa pagã, sim, porque Jesus não faz mais parte dela.
São muitas casas enfeitadas, cheias de luzes para iluminar o quê? Se há escuridão na vida das pessoas.

Mas nós que somos cristãos devemos centralizar nosso Natal no nascimento de Jesus, que veio ao mundo para nos indicar o caminho do Pai.

Vamos pensar como é o Natal lá em casa.

É realmente uma comemoração do nascimento de Jesus,  e temos um presépio montado para nos lembrar da grandeza do amor de Deus por cada um de nós?


Estamos no tempo do advento, tempo de feliz espera, tempo de esperança, de mudança de vida. Tempo de renovar o coração, preparar um lugar especial para acolher o menino Deus.
Para isso é preciso desapegar-se de tudo aquilo que nos afasta de Deus.
Mas o que me afasta de Deus?


A vida humana necessita de luz.
O mundo mudou, mas o coração humano é  para ser de Deus, por isso o coração continua infeliz apesar de todas as vitrines do mundo estarem acesas. O materialismo nos conduziu a indiferença, e buscamos  as facilidades e sofisticações para sermos felizes, mas elas não nos deixam realizados e felizes.

O advento vislumbra a Luz que aquieta e fortalece o coração de quem tem fé, para quem deseja estar perto do Senhor. Pois carregar Deus no coração é a maior fonte de alegria e paz.

Não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retornar ao Senhor de todo o coração, na expectativa da sua volta. A vigilância requer luta contra o desânimo e a negligência; requer prontidão, é, portanto, desapego dos prazeres e bens terrenos.

Ao assumir a condição humana, Deus ensina a humildade.
 Somente um amor divino é capaz de se fazer pequeno para dignificar a pessoa humana, que nem sempre tem a capacidade e perceber e de vibrar com o dom  da vida e  da fé.

Natal é o encontro do céu com a terra numa festa infinita.
Pois o Natal faz acontecer verdadeiros milagres, encontros e reencontros, abraços e afagos entre os que se querem bem .
A espiritualidade do Natal  inspira as famílias a buscarem o perdão e a harmonia na sua vivencia diária.
A exemplo da Sagrada Família que saibamos viver neste Natal a alegria de acolher Jesus no coração, renovar a fé  e que a luz divina transforme o nosso viver, que haja paz e esperança.
Que o amor de Deus guie o nosso viver.

                                     

                                              Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário