quarta-feira, 31 de julho de 2013

AS VIRTUDES CRISTÃS


Quando pensamos nas virtudes cristãs nos voltamos para a vida exemplar dos santos e santas que povoam o céu. Parece-nos algo fora de nosso alcance. O termo “virtude” significa literalmente força. Sim, força, dinâmica, iniciativa, risco. Experiência interior que nos transfigura e nos dá rosto, palavras e gestos proféticos.
  Se vivermos uma vida próxima de Deus, temos a condição de bem viver as virtudes cristãs, porque o Senhor nos fortalece com sua graça. Todo cristão deve estabelecer com Deus uma relação amorosa de Pai. Buscar uma nova vida, a partir de uma experiência profunda de Deus, através de um encontro pessoal. A comunidade cristã é espaço de encontro com o Senhor que nos fala pela Palavra, a Bíblia e se faz presente na Liturgia e nos irmãos de fé.
 São três as virtudes que vem de Deus: Fé, Esperança e Amor. . É o tripé da nossa força renovada, da dinâmica profética da nossa vida que brota das experiências fundamentais da nossa relação com Deus, em Jesus Cristo
A Fé, é dom de Deus que nos transforma e nos molda ao seu jeito  Estabelece uma relação de confiança, segurança e entrega. Surge ai uma nova pessoa cheia de graça e entusiasmo pelas coisas do alto. Assim tornamo-nos discípulos do Senhor  que alimentados pela palavra e dinamizados pelo Espírito Santo  ficamos verdadeiramente fortalecidos na Esperança.
A Esperança, dom de Deus nos dá a certeza da vida eterna, na Salvação que veio por meio de Jesus Cristo.  É muito mais que um “otimismo religioso” de salvação depois da morte. É viver a certeza experimentada de que Deus é absolutamente fiel. Fiel é o Seu Nome, verdadeira é a sua Palavra, invencível é o seu Amor..
 O Amor  brota da experiência de Deus, Deus é amor e ama profundamente a cada um de nós, cheio desse amor,  amamos o irmão como Jesus amou. Pois o amor divino torna cada pessoa mais generosa, gratuita, solidária, piedosa e temente a Deus. O Amor de Deus faz-nos explodir em Amor como resposta de gratidão, ao darmos nos conta de que é possível vencer todas as formas de pecado, sobretudo do egoísmo.
Portanto, viver as virtudes cristãs está ao nosso alcance, basta voltar-se para Deus e deixar-se conduzir por sua Palavra por seu imenso amor. Está sobretudo ao alcance da juventude, as nossas comunidades precisam de santos que usam jeans. 
  Como São Paulo diz: “ Se eu falasse as línguas do homens e as dos anjos, mas não tivesse o amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas se não tivesse o amor eu nada seria...”  São Paulo nos ensina em seu Hino ao Amor, que a maior das virtudes é o Amor. (Cor 13, 1-13)..

                                Maria Ronety Canibal

Nenhum comentário:

Postar um comentário